Como ter uma alimentação sem glúten e sem sofrimento

 

Se você faz parte da trupe que precisa ter uma alimentação sem glúten, seja por intolerância ou, simplesmente, por escolha e estilo de vida, este post é para você! Separamos algumas informações bem úteis para te ajudar a ter uma dieta alimentar tranquila e sem paranoias.  

 

Por que ter uma alimentação sem glúten? 

 

Glúten é o nome dado a uma família de proteínas presentes em grãos. As principais são chamadas de glutenina e gliadina, sendo que, esta última é a que provoca efeitos nocivos a alguns organismos.  

 

A forma mais grave de intolerância, que leva muitas pessoas e precisarem se adaptar a uma alimentação sem glúten é chamada de doença celíaca. O problema afeta cerca de 1% da população e é causado por uma reação autoimune, quando as proteínas gliadina entram no aparelho digestivo. Isso pode causar sequelas e formar um revestimento intestinal degenerado, provocar deficiências nutricionais, disfunções digestivas graves e outros problemas.  

 

Por esses motivos, o principal objetivo deste tipo de restrição alimentar é eliminar completamente o glúten da alimentação. E como isto é bastante desafiador, já que a proteína está presente em muitos alimentos, será necessário que você adquira o costume de ler rótulos. Mas, calma! Não se desespere! Muitos alimentos estão liberados.

 

E como faço para comer sem culpa? 

 

Entre as carnes, o frango, o cordeiro e a própria carne de vaca estão liberados. Ah! Os peixes e frutos do mar como camarão e salmão, também. E pode acreditar: ervas e condimentos como sal, alho, pimenta e mostarda, também podem ser usados por quem tem intolerância ao glúten.  

 

A farinha de trigo (farinha branca) é a grande vilã para quem tem este tipo de restrição alimentar. Por isso, existem alternativas para que você possa consumir alimentos tão comuns em qualquer dieta, como pães e bolos- que precisam deste ingrediente- sem prejudicar sua saúde.   

 

As farinhas integrais (feitas de painço, aveia, quinoa, amaranto, coco), farinhas de castanhas, de polvilho doce e azedo, farinhas de grão de bico, linhaça, feijão branco e berinjela podem ser utilizadas em receitas e não contém glúten. Esses produtos podem ser encontrados em zonas cerealistas, mercados centrais, lojas de produtos naturais.  

 

Um dos grandes desafios de se fazer pratos saborosos sem glúten é saber substituir e porcionar as farinhas. Para começar, você pode testar as receitas substituindo a farinha de trigo dessa forma: para cada 1 xícara de chá de farinha de trigo em uma receita, substitua por 1 xícara de chá de mistura de farinhas sem glúten. 

 

A mais utilizada para substituir a farinha de trigo é a farinha de arroz, principalmente pela sua cor branca e sabor suave. Como o glúten é responsável por dar elasticidade e viscosidade à massa, é preciso combinar diversos ingredientes na massa sem glúten.

 

Outra opção é a fécula de batata, que tem textura parecida com a do amido de milho e é indicada para proporcionar leveza à massa sem glúten. Não há regra específica para substituição das farinhas de trigo pelas farinhas sem glúten, mas, pode-se usar a seguinte proporção para 1 xícara de farinha de trigo: ½ xícara de farinha de arroz, 3 colheres de sopa de fécula de batata, 1 colher de sopa de polvilho doce e ½ colher de sopa de goma xantana. 

 

E as bebidas? 

 

Água, chá e café podem sem consumidos sem preocupação por quem segue uma alimentação sem glúten. Os refrigerantes com açúcar (sim, com açúcar) também podem ser ingeridos. Porém, você não vai querer abusar, já que são muito açucarados, não é mesmo? Manter o equilíbrio é fundamental para a saúde.  

 

Se tratando do happy hour com aquele Chopp gelado, cuidado! Todas as cervejas contém glúten, exceto algumas especiais que são fabricadas sem a proteína.  Portanto, verifique o rótulo antes de ingerir. O vinho é uma ótima opção para quem gosta de alcoólicos e possui a restrição.  

 

Viu como é possível viver sem glúten? Depois destas dicas, procure um profissional e um local especializado em alimentação saudável e cuide bem de seu cardápio sem perder o prazer de comer. É possível!  

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buffet

Receber nossos amigos e clientes diariamente é o que faz feliz a equipe da República da Saúde. A ansiedade que precede esses momentos se une a expectativa de que tudo de certo, e saia conforme planejado.

+ Detalhes

Padaria Gourmet

Tem integral? Sim! Tem sem glúten? Também! Tem prazer em comer? Sempre!Se não é para agradar o paladar, aqui não tem. Na Constituição da Republica da Saúde é lei ser feliz e deixar o gostinho de quero mais, com glúten ou sem glúten, com cinco, seis ou sete grãos. Aqui a gente contabiliza as boas historias vividas, os bons momentos compartilhados e o percentual que importa é o de clientes felizes e satisfeitos.

+ Detalhes

Cafeteria

Tomar um “cafezinho” com os amigos já virou uma mania mundial. Marcar um café para uma reunião de negócios já faz parte do cotidiano das pessoas que “fazem acontecer”. O nosso conhecido íntimo, que já foi responsável pela economia do nosso país e que inclusive fez com que a Bolsa de Valores fosse fundada lá no século passado, alcançou nos últimos anos seu merecido status.

+ Detalhes

Adega

Comer bem, beber bem e viajar! Será que teremos também que fundar a República da Saúde Viagens? Até que não parece uma má ideia. Que tal abrirmos um dos vinhos da nossa adega para pensarmos sobre este e outros assuntos?

+ Detalhes

pesquisa
de satisfação
República da saúde

O que você achou do nosso novo site?

Próxima pergunta

O que você achou do nosso novo site?

Próxima pergunta

O que você achou do nosso novo site?

Enviar pesquisa

Onde Estamos

Tweets de @repsaude
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu