Eventos que discutem sustentabilidade, como a Eco-92 e a Rio+20, despertaram a necessidade de novos hábitos não somente para a preservação do planeta, mas também para garantir mais qualidade de vida para todos. A disseminação de conceitos ambientais insurgiu na preocupação com uma vida mais saudável. Isso porque rotinas caóticas normalmente são interligadas ao consumo exagerado de alimentos prejudiciais à saúde e ao consumo desenfreado, ambos nocivos tanto ao meio ambiente como à saúde.
Aliar economia e sustentabilidade é hoje um dos grandes desafios do mundo. Mas que, para alguns empreendedores, foi uma oportunidade de acrescentar diferencial no setor de alimentação: saúde e bem-estar. O mercado de redes de alimentação saudável e fresh foods – empresas de comida rápida, saudável e saborosa – faturam hoje, no Brasil, R$ 40 bilhões e a prospecção de crescimento de 40% até 2015 tornou o setor um dos maiores destaques do evento de franquias, ABF Franchising Expo 2012.
Thamyris Fernandes substituiu os alimentos convencionais pelos saudáveis há quatro anos
Até mesmo as grandes empresas de fast food, como o McDonalds, começaram a investir na formação de cardápios saudáveis. Tudo para abarcar um público que até há poucos anos buscava a mudança de hábitos, porém ainda não possuía muitas opções de consumo. Esse é o caso da jornalista Thamyris Fernandes que há quatro anos optou pela saudabilidade, longe de refrigerantes, frituras, açúcar e carne. “Comecei com uma alimentação saudável, depois de um tempo substituí a carne vermelha pela soja, eliminei as frituras, o açúcar. Às vezes, as pessoas não entendem como eu como arroz integral, salada e soja no almoço, mas eu gosto, é saboroso. Hoje, me sinto mais leve.”
Thamyris diz que sente a diferença em seu organismo quando come doce ou algum alimento não saudável e, por isso, quando vai a um shopping ou procura algum restaurante, não tem dúvida sobre a escolha. “Opto por restaurantes que ofereçam saladas, alimentos orgânicos, comida japonesa. Quando quero sanduíche como em fresh foods ou o máximo parecido com o conceito. E recomendo o mesmo para todo mundo.”
Tony Martins e o Mateus Martins acreditam na conscientização do consumo e no sabor dos alimentos
A empresa goiana República da Saúde é um exemplo de quem apostou na adoção de uma nova alimentação por quem experimenta uma vida saudável e hoje oferece, segundo eles, muito mais do que alimentos saborosos e saudáveis. “Tendência não pode ser modismo, portanto nós estamos conscientizando as pessoas sobre a educação alimentar saudável. Nossa proposta é dizer que o movimento saudável passa pela alimentação”, é o que afirma o diretor de Marketing Mateus Martins.
Até mesmo para o público infantil, a República da Saúde já adotou uma estratégia de conscientização. “O chef Tony Martins tem toda didática para conversar com as crianças. O diálogo perfeito é o exemplo e a conscientização deve vir dos pais. Como nossos meninos estão linkados às redes sociais, cabe a nós entrar nesses ambientes virtuais e bater um papo cabeça”. Para o chef Tony Martins e o diretor de Marketing o essencial é estar próximo às crianças, porque o sabor do alimento é capaz de convencer a qualquer um.
Fonte: Por Ana Helena Borges, publicado em Public Desenvolvimento Empresarial
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