Dicas para uma alimentação saudável

A alimentação saudável é muito importante para uma boa saúde uma vez que além de contribuir para a manutenção do peso saudável, reduz o risco de doenças como desnutrição, anemia, obesidade, diabete, hipertensão, câncer e outras. Para isso, é preciso que se adquira ou mantenha hábitos alimentares saudáveis. Os Dez Passos da Alimentação Saudável, preconizados pelo Ministério da Saúde e adaptados pela Secretaria Municipal da Saúde, vão orientar sobre essa questão.

 

PARA CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS:

  1. Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.
  2. Ao completar 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
  3. Ao completar 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a criança estiver em aleitamento materno.
  4. A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
  5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; iniciar com a consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.
  6. Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
  7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
  8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
  9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
  10. Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

PARA CRIANÇAS MAIORES DE 2 ANOS:

  1. Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.
  2. Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches da criança ao longo do dia.
  3. Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.
  4. Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.
  5. Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal da criança.
  6. Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos ao invés de fritos.
  7. Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
  8. Diminua a quantidade de sal da comida.
  9. Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de fruta durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
  10. Incentive a criança a ser ativa e evitar que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.

 

PARA ADOLESCENTES (10 A 19 ANOS):

  1. Para manter, perder ou ganhar peso, procure a orientação de um profissional de saúde.
  2. Alimente-se 5 ou 6 vezes ao dia. Coma no café da manhã, almoço, jantar e faça lanches saudáveis nos intervalos.
  3. Tente comer menos salgadinho de pacote, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches de fast-food, alimentos de preparo instantâneo, doces e sorvetes.
  4. Escolha frutas, verduras e legumes de sua preferência.
  5. Tente comer feijão todos os dias.
  6. Procure comer arroz, massas e pães todos os dias!
  7. Procure tomar leite e/ou derivados todos os dias.
  8. Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
  9. Movimente-se! Não fique horas em frente à TV ou computador.
  10. Escolha alimentos saudáveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer.

 

PARA PESSOAS COM 20 ANOS OU MAIS:

  1. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia.
  2. Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
  3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 3 porções ou mais de frutas.
  4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana.
  5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
  6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
  7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
  8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
  9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia.
  10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias, não fume e evite as bebidas alcoólicas. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.
buy research paper online
buy coursework
custom writing online
Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buffet

Receber nossos amigos e clientes diariamente é o que faz feliz a equipe da República da Saúde. A ansiedade que precede esses momentos se une a expectativa de que tudo de certo, e saia conforme planejado.

+ Detalhes

Padaria Gourmet

Tem integral? Sim! Tem sem glúten? Também! Tem prazer em comer? Sempre!Se não é para agradar o paladar, aqui não tem. Na Constituição da Republica da Saúde é lei ser feliz e deixar o gostinho de quero mais, com glúten ou sem glúten, com cinco, seis ou sete grãos. Aqui a gente contabiliza as boas historias vividas, os bons momentos compartilhados e o percentual que importa é o de clientes felizes e satisfeitos.

+ Detalhes

Cafeteria

Tomar um “cafezinho” com os amigos já virou uma mania mundial. Marcar um café para uma reunião de negócios já faz parte do cotidiano das pessoas que “fazem acontecer”. O nosso conhecido íntimo, que já foi responsável pela economia do nosso país e que inclusive fez com que a Bolsa de Valores fosse fundada lá no século passado, alcançou nos últimos anos seu merecido status.

+ Detalhes

Adega

Comer bem, beber bem e viajar! Será que teremos também que fundar a República da Saúde Viagens? Até que não parece uma má ideia. Que tal abrirmos um dos vinhos da nossa adega para pensarmos sobre este e outros assuntos?

+ Detalhes

pesquisa
de satisfação
República da saúde

O que você achou do nosso novo site?

Próxima pergunta

O que você achou do nosso novo site?

Próxima pergunta

O que você achou do nosso novo site?

Enviar pesquisa

Onde Estamos

Tweets de @repsaude
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu